O score de crédito é uma ferramenta importante para a maioria das pessoas. Ele pode ajudar a determinar o quanto você poderá pagar em juros em um empréstimo, se você será aprovado para um cartão de crédito e até mesmo se você será aprovado para um emprego.
Pois é, a vida cada vez mais está se parecendo com um jogo. E sim, nesse jogo, você tem um score, uma pontuação que pode te trazer benefícios ou atrapalhar alguns dos seus interesses!
O score de crédito é a forma de avaliar a credibilidade de uma pessoa no comprometimento com suas dívidas, é um modelo estatístico que pondera o risco de crédito de cada pessoa, em outras palavras, é a forma de avaliar a confiabilidade e credibilidade dos indivíduos no pagamento de suas contas.
Toda pessoa consumidora é identificada e avaliada a partir de suas particularidades. A regularidade do pagamento de dívidas estabelece o score de cada indivíduo. Julgando e analisando a probabilidade de inadimplência perante seus gastos.
Para que serve o score?
Atualmente, basicamente tudo que fazemos que envolve finanças ou instituições financeiras, dialoga com o score pessoal. Acesso a crédito, financiamentos, limite para cartões, empréstimos e afins, perpassam o score de cada pessoa.
É de fato, por intermédio do score que empresas e instituições financeiras avaliam a credibilidade de cada indivíduo no cumprimento de seus deveres econômicos.
O pagamento correto e regular de suas contas, torna-se determinante no estabelecimento de um bom score. É essa boa pontuação que há de ser convertida em maiores possibilidades de crédito, limite nos cartões, financiamentos e afins.
Quanto maior o score, mais crédito terei?
Quando falamos de finanças e empresas, é preciso entender que ainda que haja o score de crédito como método avaliativo para a credibilidade de cada pessoa, a boa pontuação não necessariamente é garantia de maiores acessos a crédito, financiamentos, limites e afins.
É importante ter em mente, que o score diz sobre a confiabilidade das pessoas e expõe seu histórico de comprometimento com suas dívidas. Todavia, crédito, limites bancários e financiamentos também são pensados respeitando a renda daqueles que procuram os serviços. Ou seja, existe um processo de análise de crédito.
Sendo assim, não basta um bom score alegando seu comprometimento financeiro, se sua renda não configura possibilidade de cumprimento perante o crédito ambicionado.
Como ter uma boa pontuação no score?
Preocupar-se com seu score de crédito é extremamente importante, afinal, é esta pontuação que somada a outros dados, lhe apresenta enquanto risco ou não para as empresas.
O score é formulado a partir de dados e informações de instituições financeiras e prestadoras de serviços. São estas que se apresentam capazes de evidenciar se os/as clientes são devedores, que caracterizam risco financeiro, ou pessoas comprometidas com as dívidas.
Deste modo, para ter um bom score é preciso um bom alinhamento financeiro que oportunize o cumprimento correto e pontual perante as dívidas adquiridas, o pagamento em dia é visto como evidenciação da confiabilidade de cada pessoa. Expressando que há garantia de retorno na liberação de crédito para estas pessoas que conseguem honrar seus compromissos financeiros.
10 Dicas para aumentar o score de crédito
Como o score de crédito é tão importante, é natural que você queira manter o seu score tão alto quanto possível. Aqui estão 10 dicas para aumentar o score.
1. Pague suas contas em dia
Uma das maneiras mais fáceis de manter um score elevado é simplesmente manter suas contas em dia. Isso significa que você deve pagar suas contas dentro do prazo estabelecido, todos os meses. Se você atrasar o pagamento de uma conta, isso poderá afetar o seu score.
2. Tenha um histórico de crédito longo
Outra dica para aumentar o score de crédito é ter um histórico de crédito longo. Quanto mais tempo você tiver um cartão de crédito ou um empréstimo, melhor será o seu score. Portanto, se você ainda não tem um cartão de crédito, considere pegar um.
3. Use seu cartão de crédito regularmente
Uma das maneiras pelas quais você pode aumentar o score é usando seu cartão de crédito regularmente. Se você não usar o seu cartão de crédito, o histórico de crédito não será tão longo, o que poderá afetar o seu score.
No entanto, você não deve usar o seu cartão de crédito de forma irresponsável, pois isso também poderá afetar o score. Por isso é importante utilizá-lo corretamente e ir controlando seus gastos com o cartão de crédito.
4. Mantenha o limite de crédito baixo
Uma das maneiras de aumentar o score é mantendo o limite de crédito baixo. Se você tem um limite de crédito baixo, significa que você não está usando muito do seu limite de crédito, o que é bom para o seu score.
No entanto, se você tem um limite de crédito alto, isso poderá afetar o seu score, pois isso significa que você está usando mais do seu limite de crédito. E a depender de sua renda pode estar muito próximo do limite de crédito que pode tomar com ela.
5. Não faça muitas solicitações de crédito
Outra dica para aumentar o score é evitar fazer muitas solicitações de crédito. Se você fizer muitas solicitações de crédito, isso poderá afetar o seu score. Isso ocorre porque as solicitações de crédito são vistas como um sinal de que você pode estar tendo dificuldades financeiras.
6. Tenha uma boa relação entre o limite de crédito e a dívida
Manter uma boa relação entre o limite de crédito e a dívida é um bom fator para ter um score mais alto. Se você tem uma dívida alta em relação ao seu limite de crédito, isso poderá afetar o seu score.
Porém, se você tem uma dívida baixa em relação ao seu limite de crédito, isso poderá ajudar a aumentar o seu score. Pois isso demonstra que essa dívida está em conformidade com sua capacidade de pagamento.
7. Pague suas dívidas
Uma outra maneira de aumentar o score é simplesmente pagando as suas dívidas. Se você tem dívidas pendentes, isso poderá afetar o seu score. No entanto, se você pagar as suas dívidas, isso poderá ajudar a aumentar o seu score.
8. Evite o endividamento
Outra dica para aumentar o score é evitar o endividamento. Se você estiver constantemente endividado, isso poderá afetar o seu score de maneira negativa. Porém, se você pagar suas dívidas e evitar o endividamento, isso poderá ajudar a aumentar o seu score.
9. Não cometa atrasos nos pagamentos
Se você atrasar o pagamento de uma conta, isso poderá afetar o seu score. No entanto, se você pagar as suas contas em dia, isso poderá ajudar a aumentar o seu score.
10. Faça um bom uso do seu crédito
Uma última dica para aumentar o score é fazer um bom uso do seu crédito. Se você usar o seu crédito de forma irresponsável, isso afetará o seu score. Mas, se você usar o seu crédito de forma responsável, isso poderá ajudar a aumentar o seu score.
Como você pode ver, existem várias maneiras de aumentar o score de crédito. Se você seguir estas dicas, com certeza conseguirá manter um bom score e provavelmente aumentá-lo ao longo do tempo.