O cartão de crédito é uma ótima forma de pagamento, mas sua vantagem conveniente pode virar-se contra o seu usuário. Na verdade, se você não tiver vigilância, pode se deparar com despesas difíceis de gerenciar.
Quando você está no vermelho, você entra em um círculo vicioso, porque você se endivida ainda mais por causa dos juros a serem pagos. Felizmente, existem soluções para evitar esses inconvenientes. Saiba como controlar seus gastos com o cartão a seguir!
1. Entenda as modalidades básicas do seu cartão de crédito
Primeiro, você precisa entender como funciona um cartão de crédito. Esta ferramenta financeira prática permite que você pague suas contas com o crédito do mesmo. Você tem um prazo para pagar.
Se você não fizer isso, terá que pagar juros, muitas vezes altos (entre 19 e 29%, dependendo do cartão). Portanto, a primeira regra é pagar o seu saldo na totalidade dentro do prazo indicado, caso contrário corre o risco de se endividar rapidamente.
2. Limite a porcentagem de uso do cartão a 35%
Você também tem um limite de crédito no seu cartão, ou seja, o valor máximo que pode gastar. Portanto, é importante monitorar o saldo do seu cartão para que ele não exceda esse limite.
Em geral, é aconselhável manter uma taxa de uso do crédito inferior a 35%. Por exemplo, se o limite do seu cartão for de R$1000, não gaste mais do que R$350 no total. Esteja ciente de que, se você não cumprir os termos do seu cartão, isso pode prejudicar sua classificação de crédito e ter um impacto negativo em suas taxas de juros.
3. Crie um relatório de crédito
Ao adotar bons hábitos com seu cartão (como pagar todo o valor emprestado a cada mês), você gradualmente construirá um bom relatório de crédito e obterá uma boa classificação de crédito.
Isto pode ser usado para fazer empréstimos a instituições financeiras, especialmente se você quiser comprar uma casa ou um carro. Sua classificação de crédito, de fato, indica ao credor o grau de risco que ele incorre ao pedir dinheiro emprestado. Quanto maior for a sua classificação, mais tranquilizado será.
4. Respeite seu orçamento
A melhor coisa a fazer para usar bem o seu cartão de crédito é fazer um orçamento. Isto irá ajudá-lo a saber quanto pode gastar todos os meses, sem prejudicar a sua carteira. Em seguida, acompanhe regularmente suas despesas para controlar suas entradas e saídas de dinheiro.
Consulte o seu extrato online para isso. Os extratos online refletem o tipo de despesas que faz, permitindo-lhe saber quanto gasta no total por categoria para que possa ajustar-se, se necessário.
5. Opte por um cartão de crédito pré-pago para não exceder seu orçamento
O cartão de crédito pré-pago é um cartão de débito, não um cartão de crédito. Quando você usa um cartão de crédito, o banco permite que você seja descoberto, o que aumenta seu orçamento com juros.
Com um cartão de débito, você não tem direito ao cheque especial. Em cada transação, é necessária autorização para verificar se você tem o valor necessário para pagar sua compra.
O cartão bancário pré-pago é vantajoso, porque:
- a sua assinatura cobrada pelo banco é mais barata do que a do cartão de crédito;
- você não gasta mais do que possui;
Este tipo de cartão também é aconselhável para jovens cujos pais são os fiadores. Isto permite-lhes controlar o seu orçamento, ao mesmo tempo que lhes concedem a sua independência financeira.