Tesouro Direto: Tudo o Que Você Precisa Saber para Investir

Quando você está buscando as melhores oportunidades do mercado financeiro brasileiro, uma das principais alternativas é investir em títulos públicos do Tesouro Direto. Estes são emitidos pelo Tesouro Nacional e possuem características específicas em termos de vencimento, performance, segurança e liquidez.

Eles podem atender objetivos e perfis de investidores variados. No entanto, antes de investir, você precisa entender como eles funcionam. Desta forma é possível perceber se estes investimentos se adequam à sua realidade e às suas necessidades.

Neste artigo, explicamos o que você deve saber sobre o Tesouro Direto antes de investir, para que consiga entender as vantagens de ter esse ativo em sua carteira de investimentos, e consiga obter o melhor desempenho deles em sua estratégia de investimentos.

O que são Títulos Públicos?

Antes de falar sobre Tesouro Direto, precisamos entender o que são os Títulos Públicos. Os Títulos Públicos são títulos emitidos pelo governo para arrecadar dinheiro para financiar a dívida nacional. Além disso, o dinheiro pode ser usado para financiar outras atividades estaduais que compõem o orçamento federal.

Ao emitir esses títulos públicos, o governo se compromete a recompensar quem os empresta dinheiro, por isso funciona como um empréstimo onde os investidores oferecem recursos em troca da preservação do valor original acrescido de juros.

Os fundos federais são investimentos de renda fixa. Em outras palavras, você deve conhecer as regras de compensação antes de fazer a contribuição. O Tesouro Direto muitas vezes é usado como sinônimo de investimento, mas na verdade é uma plataforma onde são disponibilizados  títulos federais, o programa foi criado em 2002 em parceria com a Bolsa de Valores brasileira.

Isso foi feito com o objetivo de dar ao povo brasileiro acesso para negociar títulos públicos. No passado, apenas grandes instituições financeiras e grandes corporações tinham o direito de fazer negócios com eles. Agora, o Tesouro Direto é aberto a todos, ou seja, ocorreu uma democratização do acesso a esses ativos.

Veja Mais