Título de Capitalização: Entenda o Que é e se Vale a Pena Adquirir

O título de capitalização realmente é vantajoso como os bancos dizem? Nos últimos anos a procura por investimentos têm crescido muito no Brasil, as pessoas têm cada vez mais procurado saber como investir seu dinheiro para aumentar seu patrimônio, ou mesmo para garantir uma renda extra.

E há no mercado uma diversidade de investimento que chamam atenção, mas antes de se aventurar nesse mundo dos investimentos, é muito importante que você tenha o conhecimento de como eles funcionam. No meio dessa procura os títulos de capitalização são algo  que tem atraído muitas pessoas.

Nos dias de hoje é quase impossível encontrar alguém que não tenha ouvido falar sobre os títulos de capitalização, ou até mesmo ficado tentado em comprá-los, mas o que é preciso entender é que esse títulos não são considerados investimento, mas sim como um seguro, e muitas instituições financeiras os ofertam como um jogo.

Mas o que é Título de Capitalização e como eles funcionam, nesse artigo iremos  falar um pouco sobre eles e quais as vantagens e desvantagens em relação a outros títulos.

O que é título de capitalização?

Os títulos de capitalização são  aplicações programadas por um prazo estabelecido, e são ofertados pelos bancos aos seus clientes, o dono do título também pode concorrer a prêmios com esses títulos.

De uma forma mais resumida os títulos de capitalização são uma forma de poupar  dinheiro por um tempo, e consequentemente também te dá a oportunidade de ganhar prêmios. Parte do dinheiro que você investe vai para o seu capital, enquanto a outra parte serve para pagar os sorteios e despesas operacionais.

Os títulos são fornecidos pelas instituições financeiras, e administrados pelas sociedades de capitalização, eles também são fiscalizados pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Os pagamentos são divididos em três cotas: cota de capitalização, cota de carregamento e cota de sorteio.

Cota de capitalização:

É conhecida como a taxa de capital resgatável, que simplificando é o valor que você irá receber quando chegar  a data  de término do seu título, esse valor é corrigido pela TR (Taxa Referencial) e pela taxa de juros que é definida em contrato.

Cota de carregamento :

Ela serve para pagar as despesas administrativas e operacionais, e também caso esteja no contrato ela também irá cobrir custos com seguro e pecúlio, esse é um valor que é pago caso ocorra alguma eventualidade com o titular do título.

Cota de sorteio:

A cota de sorteio serve para custear os gastos com sorteio. Todos os meses ou nos períodos estabelecidos são realizados sorteios, e o banco vai destinar uma quantia da sua conta para a compra desses títulos, e durante todo o período de vigência você estará concorrendo a sorteios e quando o prazo se encerrar você retira todo o dinheiro que investiu.

Como funciona um título de capitalização?

Agora que você já sabe o que é título de capitalização, sabe as cotas que ele fornece, precisamos saber como ele funciona. Existem três formas de pagamento dos títulos de capitalização, na primeira forma o pagamento pode ser feito uma vez por mês.

A segunda forma é o pagamento único, onde você paga tudo de uma vez e o título vai durar de acordo com o tempo informado em contrato. E em terceiro o pagamento periódico, no qual o titular define como será realizado o pagamento, mas essa forma só é aceita para contratos que vão durar por mais de um ano.

O grande atrativo dos títulos de capitalização não é a rentabilidade mas sim os sorteios. Dessa forma você compra os títulos e recebe uma quantidade de números para concorrer aos sorteios realizados pela loteria federal, e ao final do período você recebe o valor corrigido pela taxa referencial e o valor da taxa de juros estabelecida na hora da contratação.

Qual o rendimento de um título de capitalização?

É importante entender que a rentabilidade do título de capitalização é feita apenas sobre uma parte do dinheiro investido, o título tem sua  taxa de rentabilidade baseada na Taxa Referencial e por uma taxa de juros que é definida na hora da contratação.

Quanto tempo demora para resgatar o título de capitalização?

Há um prazo de carência estabelecido para fazer o resgate do  título ele não pode ser retirado antes. Caso você tente retirar ou mesmo cancelar esses títulos saiba que só irá receber o dinheiro no prazo de carência estabelecido, e corre o risco de perder uma porcentagem desse valor, já que as instituições financeiras têm direito a fazer os descontos.

Então é muito importante que antes de assinar qualquer contrato, você verifique todas as condições, que esse contrato oferece e saiba que as instituições têm a obrigação de passar todas essas informações e os valores das porcentagens.

É vantajoso os títulos de capitalização

E por fim, após entendermos como os títulos de capitalização funcionam será que realmente vale apenas adquiri-los. E a resposta é, se você quer um investimento que te dê uma boa rentabilidade, os títulos de capitalização não são uma boa ideia para você, por não serem considerados como investimento e sim como um seguro você não terá um retorno que espera.

Ele será vantajoso para você que talvez não consiga  guardar seu dinheiro na poupança com tanta facilidade, e é bom para substituir os jogos de loteria, por que ao final do contrato você receberá o dinheiro que guardou.

Agora que tem todas essas informações fica mais fácil você identificar, qual investimento de renda fixa melhor se enquadra em sua realidade.

Veja Mais

Batata Recheada

A batata recheada é aquele tipo de prato que combina simplicidade com criatividade. Fácil de preparar, extremamente versátil e sempre

Ver Maiss »