Fundos Imobiliários: O Que São e Como Funcionam para Investir

Os fundos imobiliários podem ser sua porta de entrada no mundo dos investimentos. Atualmente no mercado financeiro existe uma grande quantidade de ativos disponíveis para as pessoas, e que são totalmente acessíveis, mesmo para aqueles que dispõem de baixo capital financeiro.

Um desses ativos são os fundos imobiliários, que de maneira simples podem ser definidos como ativos, que investem em imóveis, cuja sua gestão é feira por um gestor profissional. Esse ativo ainda tem como característica apresentar alta liquidez, ou seja, podem ser facilmente convertidos em dinheiro.

Se você sempre sonhou em se tornar um proprietário de vários imóveis, os fundos imobiliários podem ser o investimento que você estava procurando. Há uma série de razões pelas quais as participações imobiliárias fazem adições atraentes a um portfólio de investimentos. Se você está interessado em se aventurar em fundos imobiliários, aqui está o que você precisa saber.

O que são fundos imobiliários?

Para entender o que é um fundo imobiliário, você primeiro precisa saber como um fundo mútuo funciona. Simplificando, um fundo mútuo é uma única coleção de vários investimentos diferentes. Por exemplo, um fundo pode possuir uma mistura de ações e títulos, ou rastrear as ações em um índice específico.

Um fundo imobiliário funciona de forma semelhante, exceto que só investe em imóveis (direta ou indiretamente). Um fundo imobiliário pode possuir propriedades comerciais individuais, por exemplo, ou investir em uma coleção de propriedades (pense em shopping centers, hotéis ou centros logísticos).

Um fundo imobiliário também pode investir em imóveis comuns. Os fundos imobiliários podem ser abertos ou fechados. Um fundo aberto permite que você entre ou saia do fundo enquanto ele permanecer ativo. Um fundo fechado normalmente tem um ponto de entrada e um ponto de saída; você tem que investir dentro de uma determinada janela e, uma vez investido, não pode sair do fundo até que ele passe por seu ciclo de vida natural.

Como qualquer outro fundo mútuo, os fundos imobiliários podem ser gerenciados de forma passiva ou ativa. As estratégias de investimento passivo normalmente tentam imitar o desempenho de um índice subjacente. Com uma estratégia de investimento gerenciada ativamente, o gerente do fundo supervisiona a compra e venda dos ativos subjacentes dentro do fundo.

Em vez de tentar igualar o desempenho de um índice subjacente, os fundos gerenciados ativamente tentam superá-lo. Isso é feito por meio de um gestor profissional, que analisará cada um dos imóveis que farão parte da composição do fundo. Observando pontos como, localização geográfica, estado de conservação entre outros.

Você deve investir em fundos imobiliários?

O brasileiro culturalmente tem aptidão por investir em imóveis. Os investimentos imobiliários em geral são considerados adições sólidas a qualquer portfólio. Mas os fundos imobiliários oferecem especificamente várias vantagens únicas. Aqui estão algumas das principais razões para considerar fundos imobiliários em sua carteira de investimentos.

Diversificação

Ações e títulos podem ser as opções óbvias para um portfólio, mas os imóveis adicionam uma nova dimensão de diversificação. Como os imóveis têm uma baixa correlação com as ações em geral, isso permite que você equilibre o risco. Os próprios fundos imobiliários também podem ser altamente diversificados.

Teto de volatilidade

Quando o mercado de ações se torna volátil, os fundos imobiliários podem atuar como um estabilizador em seu portfólio. Como o desempenho e os retornos imobiliários não são necessariamente ditados pela direção em que os preços das ações se movem, os fundos imobiliários podem continuar indo bem mesmo quando as ações vacilam.

Inflação

A inflação e o aumento dos preços dos bens de consumo podem ser problemáticos para os investidores, já que os preços das ações podem cair. Mas se a demanda por imóveis permanecer alta durante os períodos inflacionários — e se os consumidores não estiverem em posição de comprar — os investidores imobiliários podem se beneficiar do aumento dos aluguéis.

Gestão profissional

Se um fundo imobiliário é gerenciado de forma ativa ou passiva, há um gerente de fundos nos bastidores direcionando a estratégia de investimento para você. Isso é um ponto muito importante, pois o gestor profissional tomará conta de toda parte burocrática, enquanto você apenas se preocupa em investir ou não no fundo baseado em sua composição de ativos.

Veja Mais