Método Científico Aplicado ao Marketing

Ao adentrarmos no universo do marketing nos deparamos com uma série de termos, expressões e atividades desempenhadas, que em síntese são particularidades do marketing e estão voltadas a resolução de um problema central:  convencer o indivíduo (receptor) a tomar determinada ação desejada (ou seja, uma ação propositada), advinda do transmissor. 

Partindo desse pressuposto, entender como o ser humano pensa em seus momentos de tomadas de decisões é fundamental para a realização de campanhas/estratégias de marketing mais eficientes.

Visando então compreender qual é a forma de pensar dos indivíduos, o método científico torna-se peça fundamental nas estratégias de marketing, visto que, por meio dele podemos analisar e entender, com base em dados e evidências, determinados padrões comportamentais nos indivíduos aos quais desejamos que tomem determinada ação, quando expostos às campanhas de marketing.

Sendo assim, nos munindo desse tipo de informação prévia, podemos ajustar e direcionar toda a estratégia de marketing, aumentando a probabilidade de atingirmos resultados cada vez mais expressivos. 

Entendendo a dinamicidade do ser humano e sua constante evolução quanto a seus hábitos, costumes e propósitos, vê-se como as suas preferências de consumo também mudam com certa frequência. 

Levando em consideração tais transformações – as alterações quanto aos padrões comportamentais e preferências de consumo – nota-se a fundamental importância de as ações de marketing andarem em conjunto com a visão científico, uma vez que, tal união oportuniza e impulsiona a mentalidade da busca pela melhor verdade para determinado momento, ou seja, como incentivar o indivíduo a tomar determinada ação levando em conta seu padrão comportamental.

De modo contrário, a não aplicação de uma visão científica nas ações de marketing pode acarretar em prováveis erros durante a aplicação de alguma estratégia. Alguns dos erros mais comuns vão desde advogarmos em prol de processos e estratégias que não são os mais adequados em determinado mercado; tomar o senso comum como uma verdade absoluta e não enxergar as peculiaridades de cada negócio e produto; ou ainda exigir resultados garantidos nas ações de marketing, pois, por mais que busquemos o melhor desempenho nas campanhas e ações de marketing, não se tem o controle de todas as variáveis que afetam o mercado. 

Assim torna-se impossível a garantia exata de resultados, mas, sim, uma certa probabilidade dele ocorrer mediante análise prévia das variáveis que se tem controle. 

De modo geral, sem um método científico, tudo o que temos são apenas achismos ou relativismos que na grande maioria das vezes não estão correlacionados com os resultados que estamos buscando. 

A aplicação do método científico no campo do marketing, como já supracitado, nos oportuniza certa previsibilidade probabilística quanto a positividade dos resultados almejados e traçados, levando em consideração as mais diversas informações colhidas.

Fica então evidente a grande importância da aplicação do método científico junto às estratégias de marketing. Na prática, essa aplicação pode ser considerada desde um simples teste A/B para verificar o melhor desempenho de peças publicitárias (criativos), landing pages, públicos-alvo, até testes mais robustos ligados à cognição humana, que demandam uma quantidade maior de recursos e tempo, buscando entender a previsibilidade das ações humanas e então usufruir de tais informações nas ações de marketing.

Veja Mais