Pular para o conteúdo

O Que São Debêntures e Como Elas Funcionam

    Quais são os tipos de debêntures?

    Como citado anteriormente existem alguns tipos de debêntures, abaixo descreveremos algumas informações sobre cada uma delas.

    •  Debênture Conversível

     As debêntures conversíveis, o investidor pode optar por trocar seus títulos por ações da empresa emissora, ou seja ele troca o retorno do dinheiro pela participação do capital social da empresa.

    • Debênture Simples

    Debêntures simples que também podem ser chamadas de não conversíveis, e que diferentes das debêntures conversíveis, elas não podem ser convertidas em ações.

    Então quando o investidor escolhe essa opção ele tem sempre que lembrar que a sua remuneração será sempre baseada na rentabilidade pré-fixada, pós-fixada ou híbrida.

    • Debênture Permutáveis

    São parecidas com as conversíveis, mas com algumas particularidades. Pois elas aceitam a conversão em ações, só que não precisam necessariamente ser da empresa emissora, mas sim ela pode receber as ações de outra companhia.

    Simplificando é possível fazer uma permuta, e a partir desses títulos de uma companhia receber no lugar ações de outra empresa, mas no caso deste título as regras são estabelecidas na hora da escrituração dos papéis.

    • Debênture Comum

    Também são conhecidas como debêntures não incentivadas, elas são sem isenção de impostos.

    As debêntures comuns são bem parecidas com o CDB, onde o investidor compra o título e no final do período estabelecido, recebe todo valor com juros acrescido e incide uma alíquota de imposto de renda.

    • Debênture de Infraestrutura

    Que é conhecida também como Debênture incentivada são títulos emitidos por negócios que fazem atividades estratégicas para o desenvolvimento do país.Elas são debêntures do setores, de logística, saneamento básico, transportes e energia, e uma das vantagens desse título é que são isentos do imposto de renda.

    Vantagens e Desvantagens

    E depois de conhecermos e entendermos  mais sobre as debêntures, o que elas são e quais os tipos de debêntures que existem, outra pergunta que surge é, qual a vantagem e as desvantagem que terei ao escolher esse investimento.

     A principal vantagem desse título em relação a outros investimentos de renda fixa, é que elas oferecem uma maior rentabilidade em relação a eles. Elas possuem também muitas opções de títulos que facilitam na hora de escolher a que melhor te agrada, entre elas há também a opção de debênture incentivada que tem isenção do imposto de renda, que acaba chamando muito a atenção dos investidores.

     Já as desvantagens desse tipo de investimento, é que diferente do CDB ele não possui a proteção do FGC do( Fundo garantidor de Créditos), outro problema é o calote que você pode levar de alguma empresa que ao final do prazo pode não pagar, tendo em vista que você está adquirindo títulos de dívidas.

    O prazo de vencimento das Debêntures é longo e a liquidez é baixa, então se caso precisar do dinheiro antes do período estipulado, você precisará negociar no mercado secundário, correndo risco de perdas financeiras por conta da alta volatilidade que o mercado traz. 

    Então com todas essas informações fica mais claro para você entender se as debêntures são um investimento que se encaixa dentro da sua estratégia como investidor.

    Páginas: 1 2