4 Dicas de Como Limpar o Nome e Sair das Dívidas

Você quer limpar o nome e sair das dívidas? É preciso sabedoria e tomar as decisões certas para sair do problema e principalmente, mudar seus hábitos de consumo para não voltar para ele.

“Temos dívidas porque simplesmente gastamos demais!” Este é um preconceito generalizado. No entanto, a causa desse tipo de dificuldade raramente é o consumo excessivo. As crises pessoais são muitas vezes a causa.

Por exemplo, a perda de um emprego, problemas de saúde ou um divórcio. Ocultar o problema só piora e as dívidas estão aumentando. Isto torna-se crítico quando as despesas decorrentes são mais elevadas do que seus ganhos. Como sair das dívidas e limpar o seu nome? Saiba a seguir!

1. Analise suas finanças e veja como limpar o nome

Pegue seus últimos extratos bancários e aponte todos os seus encargos fixos incompressíveis (aluguel, créditos…). Em seguida, calcule a diferença entre sua renda e esses encargos.

Fazer este diagnóstico permitirá que você estabeleça seu orçamento para despesas correntes (alimentação, moradia, saúde, escolaridade, transporte…). Com esse entendimento você compreenderá melhor seus gastos essenciais.

Finalmente, estabeleça um objetivo realista, portanto não demasiado restritivo, a fim de o manter a longo prazo. Este orçamento vai te permitir viver de forma confortável e financeiramente inteligente, a fim de evitar o acúmulo de mais dívidas.

2. Organize-se

Você tem que começar fazendo um balanço de tudo o que precisa, para que você possa avaliar seus gastos a tempo. Diante de suas dívidas, indique as taxas de juros de cada uma delas, a fim de estabelecer uma ordem de prioridade no pagamento se não for possível processá-las todas ao mesmo tempo.

Portanto, pague as dívidas mais urgentes primeiro e tente renegociar o prazo de pagamento das dívidas que não puder pagar, para que assim, você possa evitar juros e mais problemas com seus credores.

3. Mude o seu estilo de vida

Você terá que cortar seu orçamento, a menos que tenha ganhos de dinheiro excepcionais. Portanto, o mesmo que para a sua lista de dívidas, você tem que listar suas despesas mensais e ver aquelas das quais você pode se separar.

Você também pode tentar renegociar com seus fornecedores: mudar de seguro se for muito caro (casa e carro), renegociar sua assinatura telefônica, economizar energia, abrir mão de despesas supérfluas (cabo de TV…).

4. Pense antes de comprar algo

Não ouça seus impulsos quando se trata de comprar algo. Este tipo de conselho pode parecer banal, mas se todos estabelecessem um orçamento pronto para não exceder com base nos seus recursos, o Serasa teria menos trabalho com os nomes sujos.

Além disso, você deve saber que uma dívida não paga a tempo resultará em uma dificuldade maior para limpar o nome, que aumentarão ainda mais o valor total devido, por conta dos juros cumulativos.

Com um pouco de organização, você pode se livrar das dívidas e limpar o seu nome. Embora o nome sujo seja um problema financeiro grave, não é impossível de se livrar. Esteja ciente de que adotar novos hábitos de consumo permitirá uma vida financeira mais saudável e menos problemas com os órgãos financeiros.

Veja Mais