Tesouro Selic: O que é, Como ele Funciona e Como Investir

Seja você iniciante no mundo dos investimentos ou um investidor já consolidado, o Tesouro Selic muito provavelmente deve estar entre os ativos de sua carteira de investimento, lhe garantindo a manutenção do poder de compra do seu dinheiro ao longo do tempo.

Ao ingressar no mundo dos investimentos, os investidores deparam-se com especificamente duas modalidades de investimentos: os de renda fixa e os de renda variável. O Tesouro Selic se enquadra no primeiro grupo.

Este é um investimento de renda fixa, mais especificamente um título público disponibilizado pelo Tesouro Nacional, por meio do programa do Tesouro Direto. Sua rentabilidade, como seu próprio nome já o classifica, é baseada na taxa Selic, que nada mais é do que a taxa de juros básica da economia.

Ao adquirir um título indexado à taxa Selic o investidor está buscando garantir uma rentabilidade que lhe permita garantir pelo menos a correção da inflação, ou seja, garantir que seu dinheiro não perca valor ao longo do tempo.

Características do Tesouro Selic?

Dentre as principais características do Tesouro Selic, podemos destacar sua baixa volatilidade, sua alta liquidez e com certeza seu fluxo de investimento simples. Essas características ou até mesmo facilidades, permitem com que qualquer pessoa consiga iniciar seus investimos neste título sem dificuldade alguma.

  • Baixa volatilidade

Os títulos não sofrem grandes variações no seu preço unitário. O montante investido é corrigido pela taxa básica de juros brasileira.

  • Alta liquidez

Significa que caso o investidor necessite fazer o resgate do valor investido, ele terá a segurança de conseguir realizar o resgate com rapidez.

  • Fluxo de investimento simples

O processo de investimento no Tesouro Selic consiste basicamente na aplicação e no resgate. Ou seja, o investidor não necessita de realizar análises robustas para decidir pela compra ou não dos títulos. 

Quanto rende o Tesouro Selic?

Considerado o investimento ideal para quem deseja começar a investir em renda fixa, o Tesouro Selic é um título pós-fixado, isso significa que seu critério de remuneração está definido, no entanto o percentual exato dos rendimentos ainda não.

A rentabilidade é aplicada diariamente sobre esse título, de acordo com a taxa Selic, que é definida a cada 45 dias pelo Banco Central. Sendo assim o investimento no Tesouro Selic tem o seu valor preservado mesmo se o investidor decidir realizar o saque do valor antes do vencimento do título.

Na prática, o Tesouro Selic rende para o investidor o equivalente à taxa Selic efetiva, que estiver em vigor no momento da compra do título. E conforme as atualizações periódicas realizadas pelo Banco Central na Selic forem acontecendo, o valor dos rendimentos irão acompanhar essas alterações ao longo dos meses.

Como investir no Tesouro Selic?

Levando em consideração tudo o que foi apresentado até aqui, fica evidente que o Tesouro Selic é um ótimo investimento. E para investir nesse ativo também é muito simples, qualquer pessoa que possua CPF e uma conta bancária pode investir.

Os passos a seguir te darão a noção de como iniciar seus investimentos nesse título público:

  • Realize seus cadastro no Tesouro Direto
  • Transfira o valor que deseja investir da sua conta bancária para o da instituição que se cadastrou no Tesouro Direto (podendo ser seu próprio banco ou uma corretora de investimentos).
  • Escolha seu título do Tesouro Selic

Pronto seguindo esses passos básicos você já estará investindo e dando um passo muito importante em sua vida financeira.

Veja Mais